10 de Janeiro de 2025

Sedec vai reunir secretários municipais para debater políticas de fomento ao turismo em MT

Encontro com representantes de municípios com potencial turístico será realizado na sexta-feira (15.09), em Cuiabá


  • 14/09/2023 07:44
Sedec vai reunir secretários municipais para debater políticas de fomento ao turismo em MT

Políticas para o fomento ao turismo em Mato Grosso serão discutidas entre a Secretaria Adjunta de Turismo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e secretários municipais de turismo das cidades com potencial turístico no estado, nesta sexta-feira (15.09), das 13h às 18 horas, no Paiaguás Palace Hotel, em Cuiabá. 

Um dos temas que devem ser abordados é o financiamento e linhas de crédito disponíveis para que o empresariado possa investir no setor pela Desenvolve MT, agência de fomento ao crédito do Governo de Mato Grosso. 

O Desenvolve Turismo dispõe de linha de crédito para microempreendedor individual (MEI), micro e pequenas empresas do segmento que possuem o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Governo Federal (Cadastur), com valores entre R$ 20 mil e R$ 1 milhão.

São quatro modalidades de financiamento para projetos de melhorias de obra civil, capital de giro, implantação de placas solares em hotéis, pousadas, veículos utilitários para transporte de turistas, entre outros investimentos.

As condições oferecidas pela Desenvolve MT estão entre as melhores do mercado em termos de prazos, com bônus de adimplência de 30% para pagamento em dia, e taxas de juros variando de 1% a 2% ao mês, dependendo da modalidade, além da opção de garantia como fundo de aval, que facilita o acesso ao financiamento.

O primeiro requisito para acessar o crédito é estar com registro no Cadastur, que deve ser feito no site do Ministério do Turismo sem custo ao empreendedor. Atualmente, há 2.114 prestadores de serviço de Mato Grosso de 15 segmentos diferentes do setor do turismo registrados no sistema.  Além disso, a empresa precisa ter sede no Estado e histórico mínimo de 12 meses de faturamento.


Imagem: SECOM-MT





Deixe seu comentário:

Veja também