- 02/09/2024
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Com a assinatura da Ordem de Serviço para a retomada das
obras no Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, em Várzea Grande, a
atual gestão do Governo do Estado conseguiu dar encaminhamento em todas as
obras programadas para a Copa do Mundo de 2014.
São obras que, em janeiro de 2019, foram encontradas
paralisadas havia pelo menos quatro anos e enfrentavam problemas, como falhas
de execução e disputas judiciais.
“O governador Mauro Mendes ordenou no começo do governo que
todas as obras paralisadas precisavam ter uma solução. Por isso, a Sinfra-MT
tomou todas as medidas necessárias para garantir a continuidade delas”, afirma
o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
Confira a lista das obras, que ficaram sob responsabilidade
da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
Avenida
Parque do Barbado
A ligação entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e
Archimedes Pereira Lima seguia em ritmo lento desde o fim da Copa do Mundo. A
atual gestão realizou um diagnóstico dos problemas e readequou o projeto,
permitindo que a obra fosse retomada em abril de 2019.
Em janeiro de 2020, a Avenida com 1,6 quilômetro de
extensão foi entregue. Entre as melhorias adotadas pela atual gestão estão a
implantação da rede de iluminação pública. Para avançar com a mobilidade urbana
na capital, o Estado está executando o prolongamento da via, até a Avenida das
Torres.
COT
UFMT
O Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de
Mato Grosso foi projetado para receber as equipes que participaram da Copa do
Mundo em Cuiabá. No entanto, as obras estavam paralisadas desde 2014, com um
litígio judicial entre Estado e empresa responsável.
A Avenida está sendo reconstruída em uma extensão de 5
quilômetros, entre a rotatória do Boa Esperança e o Complexo Viário do Tijucal.
Com 80% das obras executadas, a expectativa é que ela seja totalmente entregue
neste ano.
COT do
Pari
As obras no COT estavam abandonadas desde 2014. Com o
início da atual gestão, em 2019, a Sinfra instituiu uma comissão para atualizar
a situação do local e realizar um diagnóstico. Também foram estudadas propostas
sobre como a estrutura poderia ser utilizada, uma vez que ela havia perdido o
sentido original.
Para garantir a continuidade das obras, a Sinfra-MT buscou
um acordo com o consórcio contratado em 2012, que foi homologado pela Justiça
em 2022.
Após ser concluído, o COT será destinado à Secretaria de
Estado de Segurança Pública (Sesp), com o objetivo de ser transformado em um
centro de treinamento para as forças de segurança. Uma nova licitação será
lançada para atender às necessidades da Sesp. Contudo, tanto o campo de futebol
quanto a pista de atletismo serão mantidas.
Hospital
Universitário
As obras do novo hospital começaram em 2012, mas o contrato
foi rescindido em 2014 devido ao não cumprimento do cronograma. À época, apenas
9% do total previsto estava executado. A nova licitação foi realizada em maio
de 2020, e, após a elaboração dos projetos executivos, as obras começaram em
novembro de 2021, com previsão de três anos de execução.
Atualmente, 45% da estrutura física já foi construída, o
hospital terá oito blocos construídos em uma área de 147 hectares. Ele contará
com 228 leitos de internação, 68 de repouso e 63 de UTI, sendo 18 pediátricos e
25 neonatais. Também serão construídos 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios,
45 salas de exame e 21 salas para banco de sangue e triagem.
BRT
As obras do Veículo Leve Sobre Trilhos foram abandonadas em
2014, com 18% dos trilhos implantados. Após a realização de estudos, o Governo
decidiu retomar o projeto original do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), levando
em consideração que esse modal teria um custo menor, seria uma obra mais rápida
e também proporcionaria uma tarifa mais barata para a população.
A obra foi licitada em 2022 e no momento o Governo trabalha
na implantação das pistas de concreto da Avenida da FEB, fechando os buracos
que estavam abertos no local há quase 10 anos.
Além disso, a equipe da Secretaria Adjunta de Obras Especiais da Sinfra-MT tomou outras medidas para receber definitivamente obras que já estavam prontas, encerrando pendências com os órgãos de controle.
Imagens: SECOM-MT