- 15/08/2024
Carregando
PARIS — Horas antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris na sexta-feira, parte da rede ferroviária de alta velocidade da França foi paralisada por um "ataque massivo" que interrompeu o serviço para centenas de milhares de passageiros, disseram autoridades.
O primeiro-ministro Gabriel Attal disse que os serviços de inteligência e as agências de aplicação da lei do país foram mobilizados para rastrear suspeitos, enquanto ele alertou em uma postagem no X que "as consequências para a rede ferroviária são massivas e sérias".
A rede ferroviária nacional da França SNFC disse em um comunicado à imprensa que uma série de ataques incendiários "coordenados" danificaram várias de suas instalações e serviços, enquanto outro "ato malicioso foi frustrado" na linha LGV Sud-Est que conecta Paris e Lyon.
Chamando o incidente de "ataque massivo", disse em uma atualização que pelo menos 250.000 passageiros seriam impactados na sexta-feira, com 800.000 esperados para serem afetados no fim de semana. Um grande número de serviços teve que ser cancelado, disse, alertando os passageiros afetados para adiarem seus planos de viagem e “não irem à estação”.